A relação entre DSTs e fertilidade é uma das possíveis manifestações em termos de problemas de saúde para quem as têm.

Além da infertilidade, essas doenças, se não identificadas e tratadas a tempo, têm consequências que agravam a saúde do paciente de diferentes formas, podendo levar à morte.

Porém, quanto mais cedo ela for diagnosticada, maiores as chances de sucesso no tratamento. Por isso, destacamos a importância da realização de exames de rotina, além, claro, das formas de prevenção.

Para saber quais são os principais tipos de DSTs, seus desdobramentos e como elas interferem na fertilidade, preparamos um texto para tirar as suas dúvidas referente a este assunto de extrema importância.

Desejamos uma boa leitura!

O que são DSTs?

As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são doenças causadas principalmente por meio de uma relação sexual desprotegida com uma pessoa que esteja infectada.

Também é importante considerar outras formas de contágio de DST, que podem ser por meio de transfusão de sangue contaminado e no compartilhamento de objetos injetáveis, como seringas e agulhas.

Algumas DST, como a AIDS e a Sífilis, podem ser transmitidas também de mãe para filho. Caso a mulher esteja contaminada, a transmissão se dá de três diferentes formas:

  • Ao longo da gestação, podendo causar sua interrupção e danos ao feto;
  • Durante o parto, comprometendo a saúde da criança;
  • Por meio da amamentação.

Além disso, entre os sinais das DST, estão feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas na região pélvica. Porém, nem todas as DST apresentam sintomas, o que torna seu diagnóstico difícil e tardio, podendo gerar graves complicações.

Por isso, pessoas que por algum momento se tornem suscetíveis a se contaminarem com algum tipo de DST devem procurar o serviço de saúde urgentemente e realizar os exames indicados.

Tipos mais comuns de DST

Entre os diferentes tipos de DST, as patologias mais conhecidas são:

  • AIDS

A AIDS é causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Essa infecção sexualmente transmissível ataca o sistema imunológico, que defende o organismo de ameaças.

Além disso, os sintomas da AIDS variam de grau, dependendo do tempo em que o vírus permanece no organismo. Com o passar do tempo, esse ataque compromete todo o sistema imunológico e diminui drasticamente a imunidade.

Nesse sentido, o tratamento da AIDS é realizado por meio de medicamentos antirretrovirais, que, se usados regularmente, ajudam a impedir a multiplicação do HIV e a evitar o comprometimento do sistema imunológico.

Dessa forma, sem tratamento adequado, a doença pode acarretar em complicações grave de saúde, como tuberculose, toxoplasmose, hepatites e até alguns tipos de câncer.

  • HPV

O HPV é um vírus que infecta a pele ou mucosas. Ele provoca verrugas na região genital e anal, e pode acometer áreas como vulva, vagina, ânus e pênis. Dependendo do tipo de vírus, pode haver também a manifestação de câncer.

Além disso, esse vírus é particularmente perigoso para as mulheres. O HPV é responsável por 90% dos casos de câncer de colo de útero.

Além do uso de preservativo, uma importante forma de prevenção contra a HPV é a vacina, indicada para pessoas que não contraíram a doença.

  • Sífilis

A sífilis é uma DST curável, mas que pode ser apresentada em diferentes estágios. Quanto maior o estágio, mais danos ela pode levar à saúde.

Nesse sentido, seus primeiros sintomas se constituem de uma ferida, geralmente única, no local de entrada da bactéria – geralmente, na região genital, anal ou oral. Caroços na virilha podem acompanhar essa ferida.

Se não tratada a tempo, por meio da aplicação de penicilina benzatina em um posto de saúde, pode evoluir para lesões na pele, nos ossos e no sistema cardiovascular.

  • Gonorreia

Esta infecção sexualmente transmissível é causada por uma bactéria que atinge órgãos genitais, garganta e olhos.

Nesse sentido, é comum que essas infecções não apresentem sintomas, dificultando seu diagnóstico. Nesse sentido, quando há a manifestação de sinais, dá-se por meio do corrimento vaginal com dor no baixo ventre, para a mulher; e corrimento e dor ao urinar, para o homem.

A forma comum de tratamento da gonorreia deve ser realizada em um posto de saúde, por meio de uma injeção de ceftriaxona e azitromicina.

Relação entre DSTs e fertilidade feminina

As DSTs podem atrapalhar a fertilidade feminina de diferentes formas. Sua manifestação pode prejudicar o desenvolvimento da gravidez e causar a infertilidade.

Dessa maneira, quando uma DST não é diagnosticada e tratada em um curto espaço de tempo, esses sintomas podem comprometer a tuba uterina da mulher. A tuba uterina é por onde os espermatozoides passam para encontrarem o óvulo.

A inflamação ou danificação da tuba uterina, que gera a dificuldade de transporte do embrião, pode acarretar em uma gestação fora do útero – a chamada gravidez ectópica, a qual o feto se desenvolve no lugar errado e não sobrevive.

Além disso, outro caso em que a DST afeta a fertilidade feminina é por meio da manifestação de pequenos tumores na tuba uterina e no ovário. O tratamento resulta em suas respectivas retiradas, que comprometem uma possível gestação.

Dependendo do caso, a mulher infértil e portadora de uma DST pode recorrer a métodos de reprodução assistida, como a fertilização in vitro. Portadores do vírus HIV devem passar por exames para detectar o grau de infecção.

Relação entre DSTs e fertilidade masculina

No homem, a manifestação de uma DST no organismo também pode comprometer sua fertilidade, por meio de consequências como a infecção dos canais da urina, próstata e epidídimo, comprometendo a qualidade do sêmen e o amadurecimento dos espermatozoides.

Formas de prevenção

A recomendação mais eficaz de evitar o contágio de uma DST é o uso do preservativo nas relações sexuais, assim como evitar o compartilhamento de seringas e agulhas.

Além disso, em caso de suspeita de contaminação de alguma DST, é extremamente importante procurar um serviço de saúde para garantir o diagnóstico e o tratamento adequado.

Em todo caso, é imprescindível a realização de exames de rotina, porque, por meio de uma identificação precoce de alguma DST, o tratamento se torna mais eficaz. Inclusive, é possível não evoluir para um quadro de infertilidade.

DSTs e fertilidade: considerações importantes

As DSTs se caracterizam em diferentes patologias, mas todas elas acarretam em graves desdobramentos ao organismo da mulher e do homem. Dessa forma, casos avançados da doença resultam em consequências como infertilidade e câncer.

Por isso, a melhor forma de evitar o contágio de uma DST é por meio de uma relação sexual protegida com o uso de preservativo e realizar exames de rotina periodicamente.

Além disso, a relação entre DSTs e fertilidade, para mulheres e homens portadores de DSTs, também diz respeito à atenção ao tratamento adequado. Algumas doenças são de rápida resolução; já outras, persistem no organismo. O tratamento regular resulta em melhor qualidade de vida do paciente.

Fonte: Nilo Frantz Medicina Reprodutiva

Fertilidade Feminina: Guia completo para entender e potencializar

11 de setembro de 2023

A fertilidade feminina é a capacidade natural de uma mulher conseguir engravidar através de relações sexuais. É necessário ter útero, trompas e ovários funcionais, ciclos menstruais normais e não apresentar problemas hormonais. ...
Veja mais...

Como a clamídia pode levar a infertilidade? Confira:

29 de agosto de 2023

O que é Clamídia? A clamídia é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Chlamydia trachomatis. Nesse sentido, a doença afeta mulheres e homens sexualmente ativos que não usam preservativos como forma de...
Veja mais...

Infertilidade Masculina: Causas, Sintomas e Tratamentos

14 de agosto de 2023

A infertilidade masculina, doença caracterizada pela incapacidade do homem de engravidar a parceira, pode ser uma das causas da infertilidade conjugal. Assim, após um ano de tentativas sem o uso de contraceptivos, se o casal não...
Veja mais...

Infertilidade conjugal: conheça as principais causas e tratamentos

17 de julho de 2023

Digite aqui o texto A infertilidade conjugal é um problema que atinge cerca de 15% da população mundial, causando barreiras na hora de alcançar a gravidez. Mas afinal, o que é infertilidade conjugal? Quais são suas...
Veja mais...

Entenda a importância das tubas uterinas para a fertilidade

19 de junho de 2023

Você sabe o que são as tubas uterinas? Qual seu papel no processo reprodutivo? As tubas uterinas são os locais onde o óvulo é fecundado pelo espermatozoide, dando origem ao embrião. Além disso, é através das tubas...
Veja mais...

Como o teste genético aumenta as chances de sucesso da FIV?

11 de maio de 2023

O teste genético é realizado com o objetivo de investigar o DNA para identificar alterações específicas em genes ou cromossomos, que podem nos fornecer mais informação sobre o paciente. Dessa forma, através de amostras como...
Veja mais...

Como os tratamentos de preservação da fertilidade funcionam?

27 de maro de 2023

Como os tratamentos de preservação da fertilidade funcionam? Os tratamentos de preservação da fertilidade oferecem para homens e mulheres a possibilidade de adiar a decisão de ter filhos. Desta forma, o material genético...
Veja mais...

16 apps para mulheres que estão tentando engravidar

20 de janeiro de 2023

Você sabia que existem apps para engravidar? Isso mesmo, com o avanço da tecnologia, as mulheres possuem à sua disposição ferramentas que podem ajudar na tentativa de uma gravidez. Nesse sentido, os aplicativos oferecem...
Veja mais...

Quais os sintomas de quem não pode engravidar?

20 de janeiro de 2023

Existem alguns sinais e sintomas de quem não pode engravidar que indicam possíveis problemas de fertilidade. Nesse sentido, a infertilidade conjugal é causada em 40% das vezes por fatores masculinos, 40% por femininos, 10% por...
Veja mais...

Combate à infertilidade: como hábitos saudáveis previnem riscos

10 de junho de 2020

A infertilidade é um dos principais desafios da vida a dois. Muitas vezes não se sabe que fatores podem gerar o quadro, o que pode criar uma aflição para os casais que estão em busca de formarem as suas famílias. Mas, o que...
Veja mais...

Jovem e infértil, é possível?

26 de maio de 2020

A medicina já comprovou que homens e mulheres até os 35 anos de idade são considerados naturalmente férteis, e que ambos os sexos possuem mais chances de ter um filho nesse período. Mas, em alguns casos,...
Veja mais...