Você já ouviu falar em ácido fólico? Essa vitamina é importante para diferentes aspectos do organismo humano, mas ganha ainda mais destaque para as mulheres em idade fértil que desejam engravidar. Isto porque o ácido fólico atua diretamente no desenvolvimento do bebê, principalmente reduzindo os riscos de defeitos no tubo neural do feto.

No texto abaixo você vai entender melhor o que é o ácido fólico, seus benefícios, onde é encontrado, e sua importância para a fertilidade feminina. Boa Leitura!

O que é Ácido Fólico?

O ácido fólico é uma vitamina do complexo B de grande importância para o funcionamento do organismo. Também conhecido como vitamina B? ou folato, esse micronutriente age no desenvolvimento de diversas células e tecidos do corpo humano.

Nesse sentido, o ácido fólico está relacionado à saúde cerebral, bem como à formação do sistema imunológico e dos glóbulos vermelhos.

Além disso, o ácido fólico é especialmente importante para o desenvolvimento do bebê, principalmente nos primeiros três meses da gravidez, quando é formado o sistema nervoso do feto.

Por isso, é muito comum as gestantes tomarem suplemento desta vitamina para reduzir o risco de ter um bebê com um defeito congênito, principalmente defeito no tubo neural.

Quais os benefícios do ácido fólico?

Como vimos, o ácido fólico é uma vitamina que atua em muitas funções do organismo, sendo essencial para o desenvolvimento embrionário e para a manutenção do metabolismo. Nesse sentido, é importante para a divisão celular, para a síntese do DNA, bem como para a saúde cardiovascular do indivíduo.

Veja alguns benefícios do ácido fólico:

Saúde cerebral

O ácido fólico contribui para a prevenção de depressão, demência e Alzheimer, doenças ligadas ao cérebro. Nesse sentido, estimula a produção dos neurotransmissores relacionados à motivação, concentração e memória, impactando na capacidade cognitiva e na saúde mental e emocional.

Cabelos, unhas e pele saudáveis

Outra atuação do ácido fólico é no crescimento e no fortalecimento dos cabelos e unhas, bem como na saúde da pele. Desta forma, a vitamina B? ajuda a deixar as unhas e cabelos mais fortes, e a pele mais viscosa, sem oleosidade.

Imunidade

Outro benefício da ação do ácido fólico é na melhora da imunidade, atuando no fortalecimento do sistema imunológico.

Prevenção da anemia

O ácido fólico é conhecido também por estimular a produção de plaquetas, glóbulos brancos e hemácias, atuando assim na prevenção da anemia.

Para o coração

O ácido fólico também pode ajudar a proteger o coração. Isto porque sua combinação com as vitaminas B6 e a B12 forma reduz os níveis de homocisteína, um aminoácido que em excesso eleva a pressão arterial.

Na gravidez

Uma das principais funções do ácido fólico é agir no desenvolvimento fetal e na formação do tubo neural, sendo assim fundamental para as gestantes. Nesse sentido, a vitamina atua na prevenção de anomalias como anencefalia e espinha bífida. Além disso, a B? também reduz o risco de aborto espontâneo e partos prematuros.

Desta forma, em gravidez natural ou por meio da reprodução assistida, é indicado iniciar suplementação de ácido fólico pelo menos um mês antes da gravidez e seguir nas primeiras oito semanas de gestação.

Ácido fólico e sua relação com a fertilidade

Quando uma mulher decide engravidar, um dos primeiros suplementos indicados pelos médicos é o ácido fólico devido seu forte impacto na saúde geral e na fertilidade feminina. Nesse sentido, estudos mostram que além de melhorar o metabolismo, ele tem efeito direto na capacidade reprodutiva das mulheres, aumentando as chances de uma gravidez tranquila.

Conheça alguns benefícios do ácido fólico para fertilidade feminina:

- Influenciar o aumento da progesterona;

- Agir na regulação do ciclo ovulatório;

- Favorece as condições do endométrio;

- Diminuir o risco de abortos recorrentes;

- Atuar na formação do tubo neural do feto;

- Reduz sintomas de depressão pós-parto.

Como o ácido fólico influencia na receptividade endometrial?

O ácido fólico contribui na preparação do endométrio para receber o embrião, ou seja, para que ocorra a implantação do embrião, etapa fundamental de uma gravidez… Também chamado de nidação, consiste na chegada do embrião ao útero quando ele se fixa no endométrio (tecido que reveste a parede interna do útero) dando início à gestação.

Para isto acontecer, o endométrio precisa ser preparado para abrigar o óvulo fecundado, o que acontece naturalmente pela ação dos hormônios durante o ciclo menstrual. Ou seja, a receptividade endometrial é essencial para que a implantação ocorra e o embrião se desenvolva até que a placenta se forme.

Contudo, caso o endométrio não esteja apto, o embrião, mesmo de boa qualidade, não conseguirá se desenvolver, acarretando aborto.

Ácido Fólico na Reprodução Assistida

A ação do ácido fólico nas técnicas de reprodução assistida é o mesmo que ele desempenha em uma gravidez natural. Desta forma, as mulheres tentantes são orientadas a tomar suplementos desta vitamina mesmo antes do tratamento iniciar. O objetivo é potencializar as chances de se chegar à gestação e aumentar as possibilidades de um desenvolvimento embrionário saudável.

Quais as fontes de ácido fólico?

O ácido fólico é encontrado em alimentos como ovos, feijão, grãos integrais, frutas cítricas, legumes, fígado e verduras verde-escuras como espinafre, brócolis e aspargos. Entretanto, há suplementos da vitamina B? que também podem fornecer as quantidades necessárias desse nutriente ao organismo.

Quais os valores considerados normais de ácido fólico no organismo?

Como sabemos, o ácido fólico nas quantidades corretas ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a prevenir doenças como anemia, infarto e Alzheimer. Nesse sentido, de acordo com a OMS, os níveis de ácido fólico no sangue devem ser superiores a 6 ng/mL, sendo limítrofe de 3 a 5,9 ng/mL e deficiente quando menores de 3 ng/mL. Vale lembrar que esse valores podem variar entre diferentes laboratórios.

Já no caso de suplementação para as grávidas, a dose mínima para reduzir riscos de alteração congênita no bebê é de 400 mcg de ácido fólico ao dia no 1º trimestre da gestação.

Riscos da deficiência de ácido fólico

Como sabemos, o ácido fólico nas quantidades corretas ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a prevenir algumas doenças. Entretanto, a deficiência desta vitamina pode causar problemas ao organismo como a fraqueza, a perda de apetite, náuseas e queda de cabelo, entre outros.

Veja alguns riscos causados pela baixa de ácido fólico no sangue:

Durante a gestação:

- Malformações fetais como espinha bífida e a anencefalia;

- Lábio leporino;

- Partos prematuros;

- Abortos;

- Nascimento de bebês abaixo do peso.

Riscos para homens e mulheres, ao longo da vida:

- Alzheimer;

- AVC -acidente vascular cerebral;

- problemas cardíacos;

- Alguns tipos de câncer;

- Anemia;

- Depressão e ansiedade;

- Falta de energia;

- Dificuldade para memorização e concentração,

Como Suplementar com Ácido Fólico?

Uma maneira eficiente de aumentar a presença de ácido fólico no corpo é através de suplementos sintéticos que possibilitam uma ótima absorção da vitamina B?. Nesse sentido, a suplementação diária para gestantes é de 400 mcg de ácido fólico nos primeiros meses, sob orientação médica.

Além disso, é indicado seguir uma dieta com alimentos ricos em ácido fólico, entre outros nutrientes necessários para uma gravidez saudável. E para maior eficiência, a dica é não cozinhar demais as verduras e legumes, e se possível, comer os vegetais ligeiramente cozidos no vapor ou crus.

Veja a seguir algumas sugestões de fontes naturais de ácido fólico;

– verduras escuras, como couve, brócolis, espinafre, escarola, alface e salsa;

– batata

– beterraba

– feijões de todos os tipos, lentilha, ervilha

– cogumelo

– gérmen de trigo

– aspargos

– frutas cítricas, como laranja, limão, tangerina, abacate, manga, melão e banana

– ovo

– salmão

– carne vermelha, fígado de galinha

Material Genético: O Que é, Funções e Importância na Reprodução Assistida

02 de janeiro de 2024

O material genético é parte fundamental na formação dos indivíduos. Nesse sentido, ele determina nossas características e atua na hereditariedade que é transmitida às gerações. Mas afinal, o que é material genético? Como ele...
Veja mais...

Ultrassonografia Testicular: Entenda o Procedimento e sua Importância

19 de dezembro de 2023

Você já ouviu falar em ultrassonografia testicular? Conhece alguém que já fez? Esse exame de imagem é um grande aliado no que se refere a possíveis problemas no aparelho reprodutor masculino. Isto porque ele ajuda no diagnóstico de...
Veja mais...

Aborto Espontâneo: causas, sinais e como proceder

09 de outubro de 2023

Sofrer aborto espontâneo é sempre um medo de todas as mulheres que engravidam, afinal, é a interrupção de um grande sonho. Mas é importante saber que o aborto é algo mais comum do que se pensa e não significa que a mulher não...
Veja mais...

Criptorquidia: Entenda o que é, Causas e Tratamentos Disponíveis

28 de setembro de 2023

Você já ouviu falar em criptorquidia? Em grego “cripto”quer dizer escondido e “orquis” é testículo. Desta forma, a criptorquidia se refere a “testículo escondido”, um quadro que pode acometer os bebês meninos,...
Veja mais...

Testosterona feminina: qual sua relação com a gravidez?

06 de junho de 2023

Você sabia que o corpo da mulher tem testosterona? Sim, apesar de ser conhecido como o hormônio masculino, a testosterona também está presente no organismo da mulher, mas em pequena quantidade. Nesse sentido, como todos os...
Veja mais...

Alterações Genéticas e Fertilização In Vitro: qual a relação?

22 de maio de 2023

Você já ouviu falar em alterações genéticas? Sabe a importância deste tema para quem está planejando uma gravidez? Essas alterações afetam o DNA e podem causar diferentes doenças genéticas hereditárias, que...
Veja mais...

O que é Maturação In Vitro de óvulos?

27 de maro de 2023

O que é Maturação In Vitro de óvulos? A Maturação In Vitro de óvulos ou IVM (sigla em inglês para in vitro maturation) é uma técnica similar a Fertilização In Vitro, em que os óvulos são coletados sem estimulação...
Veja mais...

O que são ovários policísticos?

27 de maro de 2023

O que são ovários policísticos? Os ovários policísticos se caracterizam por apresentar muitos folículos que estão envolvidos por um líquido, formando pequenos cistos nos ovários. Desta forma, a mulher pode ter o ovário com...
Veja mais...

Quais as chances da FIV dar certo com um embrião?

27 de maro de 2023

Quais as chances da FIV dar certo com um embrião? É possível engravidar com apenas 1 embrião? Sim, é possível engravidar com apenas um embrião e essa tem sido uma escolha cada vez mais frequente nas técnicas de...
Veja mais...

O que é baixa reserva ovariana?

27 de maro de 2023

O que é baixa reserva ovariana? Ao contrário dos homens, que produzem os espermatozoides durante sua vida reprodutiva, as mulheres já nascem com uma reserva ovariana determinada. Nesse sentido, todos os óvulos que a mulher...
Veja mais...

Testículo retrátil causa infertilidade?

20 de janeiro de 2023

Muita gente pergunta se testículo retrátil causa infertilidade. Pois esta condição, que normalmente acontece na infância, não traz muitas complicações ao homem. No entanto, se ela não for acompanhada ou tratada pelo médico...
Veja mais...

Gravidez tardia

20 de janeiro de 2023

A gravidez tardia já é uma realidade no Brasil e em todo o mundo. Afinal, as mulheres estão postergando a gestação para priorizar outros projetos como a carreira profissional ou até mesmo para esperar por um relacionamento mais...
Veja mais...

O que é congelamento de sêmen?

24 de novembro de 2022

O que é congelamento de sêmen? O congelamento de sêmen é um procedimento que tem como objetivo preservar a fertilidade masculina. Nesse sentido, o sêmen (obtido por meio de masturbação ou por punção do epidídimo ou testicular)...
Veja mais...

Menstruação ou sangramento de nidação: quando vale fazer um teste de gravidez?

11 de maio de 2021

Se um dos seus sonhos é ser mãe, preste atenção no seu ciclo menstrual. Uma determinada alteração nele pode indicar que o desejo está próximo de se realizar. Essa alteração é o sangramento de nidação. Ele não ocorre em todas...
Veja mais...

Doenças genéticas: saiba tudo sobre o assunto

23 de abril de 2021

Você já ouviu falar em doenças genéticas? Pois saiba que muito além da cor dos olhos, da pele ou de outra característica física (fenotípica) de nossos familiares, também carregamos a herança genotípica de nossos pais e...
Veja mais...

Exames pré-gestacionais: quais são os exames que a mulher deve fazer e quando devem ser realizados.

18 de setembro de 2020

Os exames pré-gestacionais são realizados para avaliar a condição física da mulher antes da gravidez, para verificar se ela está saudável e preparada para passar por tantas transformações, além de identificar possíveis disfunções...
Veja mais...

Fim da dúvida: ovário policístico tem cura?

24 de junho de 2020

A Síndrome dos Ovários Policísticos, ou SOP, é uma das principais causas da infertilidade feminina. A doença consiste em um desequilíbrio hormonal na mulher, podendo alterar o ciclo menstrual, causar problemas de pele e ocasionar...
Veja mais...

Coronavírus: quais os cuidados necessários?

14 de maio de 2020

O Coronavírus ou Covid-19 (Corona Vírus Disease) é uma nova doença respiratória que já atingiu todos os continentes do planeta, gerando uma pandemia mundial. A doença, que começou no final de dezembro de 2019 na...
Veja mais...