A medicina já comprovou que homens e mulheres até os 35 anos de idade são considerados naturalmente férteis, e que ambos os sexos possuem mais chances de ter um filho nesse período.

Mas, em alguns casos, problemas específicos podem surgir, comprometendo a fertilidade e impedindo a concepção de um feto.

Pensando nisso, preparamos este post para que você conheça a relação da idade com a fertilidade e se é possível ser jovem e infértil.

Boa leitura!

A relação da idade com a fertilidade

Uma das principais causas de infertilidade, está diretamente relacionada a idade do casal.

No caso das mulheres, a idade avançada é, talvez, o fator principal causador da infertilidade, visto que, com o passar do tempo, as chances de engravidar vão diminuindo consideravelmente.

Já no caso dos homens, a idade só se torna um fator relevante para a fertilidade, a partir dos 50 anos, isto é, 10 anos a mais que a mulher. No entanto, é importante ressaltar que alguns estudos recentes manifestam que, a partir dos 40 anos, alguns homens começam a apresentar uma diminuição da fertilidade.

A seguir, confira como a idade influencia a fertilidade feminina e masculina, respectivamente.

A idade e a infertilidade feminina

Em outras oportunidades, mencionamos aqui no blog sobre a importância do hormônio antimulleriano para a fertilidade feminina, e mencionamos também que a mulher já nasce com todos os folículos que irá utilizar durante a vida.

Durante o ciclo menstrual, esses folículos se desenvolvem, rompem e liberam o óvulo que está em seu interior, tornando o processo conhecido como ovulação.

Como a mulher não produz folículos durante a sua vida, com o passar do tempo, os níveis de reserva ovariana vão diminuindo, até desaparecer por completo com a chegada da menopausa, que ocorre, em média, entre os 49 e 51 anos de idade.

No entanto, em algumas situações, pode ocorrer que mulheres jovens, com menos de 35 anos, venham a apresentar dificuldades para engravidar. Isso pode acontecer pelos seguintes motivos:

  • Distúrbios hormonais que impeçam ou dificultam o crescimento e a ovulação;
  • Síndrome dos ovários policísticos;
  • Problemas nas trompas ou tubas uterinas;
  • Endometriose;
  • Ligadura das trompas;
  • Muco cervical que impeça a passagem dos espermatozoides;
  • Infecção no colo do útero.

A reserva ovariana

Para avaliar a sua reserva ovariana, devem ser realizados exames de sangue e de imagem específicos.

Um dos principais exames de sangue para avaliar a reserva ovariana, é o teste do hormônio antimülleriano (HAM ou AMH, do inglês).

Essa substância é produzida pelas células dos ovários responsáveis por controlar o desenvolvimento dos folículos. O exame é considerado um dos melhores marcadores de reserva ovariana disponíveis atualmente.

Mas, vale ressaltar que esse exame não é um marcador de infertilidade. Ele tem a função de mostrar a necessidade de realizar um tratamento específico para engravidar.

Outro exame bastante utilizado pelos médicos para verificar a reserva ovariana, é o ultrassom transvaginal, um exame de imagem que deve ser feito nos primeiros dias do ciclo menstrual e permite saber quantos folículos a mulher ainda possui.

Por fim, vale lembrar que estes exames normalmente não são requisitados pelos ginecologistas, a não ser em casos muito específicos ou a pedido da paciente.

Geralmente, a recomendação é que mulheres de até 35 anos de idade busquem engravidar naturalmente ao longo de um ano, e só depois, caso não consigam, comecem a investigar as causas, consultando um especialista e realizando os exames necessários.

A partir dos 35 anos, a recomendação é consultar um especialista o quanto antes, para avaliar a reserva ovariana e a necessidade de realizar algum tratamento.

A idade e a infertilidade masculina

Da mesma forma que acontece com as mulheres, com o avançar da idade, a qualidade, quantidade e mobilidade dos gametas masculinos diminuem, o que, além de dificultar uma gravidez, aumenta o risco de o bebê desenvolver algumas doenças, como: esquizofrenia, autismo, transtorno bipolar ou distúrbios de déficit de atenção.

Ainda existem outras possíveis causas para a infertilidade masculina, que podem aparecer em qualquer idade, ou até mesmo ter origem genética, tais como:

  • Espermatozóides anormais;
  • Ausência da produção de espermatozoides;
  • Vasectomia;
  • Dificuldade nas relações sexuais;
  • Doenças sexualmente transmissíveis.

Considerações finais

Como vimos ao longo do post, algumas complicações podem influenciar na fertilidade de pessoas jovens e impossibilitar a gravidez.

Isso pode ocorrer por diversas situações, como ter nascido com a predisposição genética de ter menos óvulos, menopausa precoce, entre outras complicações de saúde.

Por fim, vale ressaltar que em algumas situações, quando o quadro é reversível, pode ser necessário realizar algum tratamento de fertilidade.

A boa notícia é que, atualmente, existem diversas técnicas de tratamento de infertilidade e de preservação da fertilidade.

Fonte: Nilo Frantz Medicina Reprodutiva

Fertilidade Feminina: Guia completo para entender e potencializar

11 de setembro de 2023

A fertilidade feminina é a capacidade natural de uma mulher conseguir engravidar através de relações sexuais. É necessário ter útero, trompas e ovários funcionais, ciclos menstruais normais e não apresentar problemas hormonais. ...
Veja mais...

Como a clamídia pode levar a infertilidade? Confira:

29 de agosto de 2023

O que é Clamídia? A clamídia é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Chlamydia trachomatis. Nesse sentido, a doença afeta mulheres e homens sexualmente ativos que não usam preservativos como forma de...
Veja mais...

Infertilidade Masculina: Causas, Sintomas e Tratamentos

14 de agosto de 2023

A infertilidade masculina, doença caracterizada pela incapacidade do homem de engravidar a parceira, pode ser uma das causas da infertilidade conjugal. Assim, após um ano de tentativas sem o uso de contraceptivos, se o casal não...
Veja mais...

Infertilidade conjugal: conheça as principais causas e tratamentos

17 de julho de 2023

Digite aqui o texto A infertilidade conjugal é um problema que atinge cerca de 15% da população mundial, causando barreiras na hora de alcançar a gravidez. Mas afinal, o que é infertilidade conjugal? Quais são suas...
Veja mais...

Entenda a importância das tubas uterinas para a fertilidade

19 de junho de 2023

Você sabe o que são as tubas uterinas? Qual seu papel no processo reprodutivo? As tubas uterinas são os locais onde o óvulo é fecundado pelo espermatozoide, dando origem ao embrião. Além disso, é através das tubas...
Veja mais...

Como o teste genético aumenta as chances de sucesso da FIV?

11 de maio de 2023

O teste genético é realizado com o objetivo de investigar o DNA para identificar alterações específicas em genes ou cromossomos, que podem nos fornecer mais informação sobre o paciente. Dessa forma, através de amostras como...
Veja mais...

Como os tratamentos de preservação da fertilidade funcionam?

27 de maro de 2023

Como os tratamentos de preservação da fertilidade funcionam? Os tratamentos de preservação da fertilidade oferecem para homens e mulheres a possibilidade de adiar a decisão de ter filhos. Desta forma, o material genético...
Veja mais...

16 apps para mulheres que estão tentando engravidar

20 de janeiro de 2023

Você sabia que existem apps para engravidar? Isso mesmo, com o avanço da tecnologia, as mulheres possuem à sua disposição ferramentas que podem ajudar na tentativa de uma gravidez. Nesse sentido, os aplicativos oferecem...
Veja mais...

Quais os sintomas de quem não pode engravidar?

20 de janeiro de 2023

Existem alguns sinais e sintomas de quem não pode engravidar que indicam possíveis problemas de fertilidade. Nesse sentido, a infertilidade conjugal é causada em 40% das vezes por fatores masculinos, 40% por femininos, 10% por...
Veja mais...

DSTs e fertilidade: qual a relação?

09 de julho de 2020

A relação entre DSTs e fertilidade é uma das possíveis manifestações em termos de problemas de saúde para quem as têm. Além da infertilidade, essas doenças, se não identificadas e tratadas a tempo, têm consequências que...
Veja mais...

Combate à infertilidade: como hábitos saudáveis previnem riscos

10 de junho de 2020

A infertilidade é um dos principais desafios da vida a dois. Muitas vezes não se sabe que fatores podem gerar o quadro, o que pode criar uma aflição para os casais que estão em busca de formarem as suas famílias. Mas, o que...
Veja mais...