O Coronavírus ou Covid-19 (Corona Vírus Disease) é uma nova doença respiratória que já atingiu todos os continentes do planeta, gerando uma pandemia mundial. A doença, que começou no final de dezembro de 2019 na China, está exigindo grande esforço da população, como isolamento social e cuidados de higiene.

Por esta razão, é muito importante saber mais informações sobre o coronavírus:

Como é feito o contágio?

Quem são os mais atingidos?

Quais os impactos para as gestantes e mulheres em tratamento de reprodução humana e quais os cuidados necessários para se proteger?

Entenda o que é coronavírus

O coronavírus é o nome de uma grande família de vírus que tem uma estrutura em formato de coroa, conhecida desde 1960. Os coronavírus comuns causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, são doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum.

Entretanto, o novo coronavírus, descoberto em dezembro de 2019, é uma nova cepa do vírus, que tem alto poder de contágio e causa a síndrome respiratória aguda grave, principalmente em pacientes idosos, pessoas com doenças respiratórias ou que diminuem a imunidade.

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, 81% dos infectados pelo novo coronavírus têm sintomas leves da doença, como tosse e coriza, 14% apresentam sintomas graves, e 5% evoluem para um quadro crítico, que pode levar à morte.

O período de incubação do Covid-19 é de 1 a 14 dias, geralmente ficando em torno de 5 dias.

Coronavírus: o que você precisa saber?

Diante de uma epidemia mundial como esta, as informações sobre o novo coronavírus mudam muito rapidamente. Nesse sentido, em apenas três meses, o número de casos aumentou significativamente em todo o mundo e, no final de março de 2020, já tinham mais de 505 mil casos de contágio em 175 países, com mais de 24 mil mortes.

Os primeiros países mais atingidos são China, Itália, Espanha, Irã, França e EUA. O primeiro caso no Brasil foi notificado no dia 26 de fevereiro de 2020 e, em apenas um mês, o país já contabilizou mais de 3 mil casos infectados com 80 mortes. A maior concentração está nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Como surgiu o coronavírus?

Em 31 de dezembro de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi alertada sobre vários casos de pneumonia na cidade de Wuhan, província de Hubei, na China.

Em 7 de janeiro, as autoridades chinesas confirmaram que a causa seria um novo tipo de vírus, de uma família denominada de coronavírus. No Brasil, já existem alguns vírus desta família capazes de causar um resfriado comum, mas também vírus como SARS e MERS, responsáveis por epidemias com grande número de mortes em 2004 e 2012.

Além disso, acredita-se que o novo vírus, o Covid-19 tenha sido transmitido para os seres humanos através dos morcegos.

É possível ser infectado mais de uma vez?

Os cientistas ainda não sabem concretamente se uma pessoa pode ser infectada mais de uma vez pelo coronavírus. No entanto, há notícia de uma mulher no Japão que se contaminou novamente quase um mês após ter recebido alta do hospital. Outro caso ocorreu na Itália, onde o primeiro paciente de coronavírus da cidade de Turim voltou a ter diagnóstico positivo depois de ter sido liberado pelos médicos. Além disso, infecções reincidentes também foram relatadas na China, onde a doença começou.

O coronavírus tem cura?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ainda não há cura ou vacina para o novo coronavírus. Entretanto, médicos infectologistas dizem que existe a chamada “cura espontânea”, que ocorre quando o corpo reage à infecção. Além disso, cientistas do mundo inteiro estão estudando remédios para amenizar os sintomas do vírus e tentando descobrir, o quanto antes, uma vacina para a Covid-19.

Impactos do vírus em gestantes e nos tratamentos de gravidez

A pandemia do coronavírus está gerando preocupação também entre as gestantes e as pacientes de reprodução assistida. As perguntas mais freqüentes, por sua vez, são:

Quais as possíveis conseqüências que esta doença pode causar nas mulheres grávidas, nos tratamentos para engravidar e nos futuros bebês?

Segundo o último comunicado da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), que traz ainda dados das sociedades europeia (ESHRE), americana (ASRM) e latinoamericana (REDLARA), não há evidências de complicações em gestantes ou em pacientes de reprodução assistida.

De acordo com o relatório, as gestantes, apesar de precisarem se cuidar, não fazem parte do grupo de maior risco. Nesse sentido, os dados demonstram que o comportamento da Covid-19 é diferente da H1N1, quando gestantes e bebês foram muito atingidos. No caso do coronavírus, as grávidas saudáveis que eventualmente forem infectadas, provavelmente terão apenas sintomas de uma gripe simples.

Em relação aos tratamentos de reprodução assistida, também não foram identificados vírus em óvulos, espermatozóides e líquido folicular. Desta maneira, as evidências até o momento sugerem seguir com os tratamentos, adiando apenas a fase da transferência, caso a paciente se sinta mais confortável. Para isso é possível recorrer ao congelamento de óvulos e embriões que posteriormente serão transferidos com maior segurança ao útero.

Coronavírus: há risco de passar a doença para o feto?

Estudos relatam casos de mães grávidas que pegaram o novo coronavírus em Wuhan, na China, e não passaram a doença para os bebês.

De acordo com um dos artigos, da revista “Frontiers in Pediatrics”, nenhum dos bebês, filhos de mães que foram infectadas com o vírus, desenvolveu os sintomas da Covid-19.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças da agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos afirma também que não há informações suficientes sobre a possibilidade desta transmissão, e que não há caso de bebês infectados com o novo coronavírus.

Mulheres com suspeita de coronavírus podem amamentar?

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), não há informações suficientes sobre a possibilidade desta transmissão. Nos casos analisados, o coronavírus não foi detectado no leite materno.

Coronavírus: confira as 5 principais maneiras de se prevenir

Como vimos aqui, ainda não há medicamentos e nem vacina para conter o novo coronavírus. Desta forma, governos do mundo inteiro, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde, estão orientando a população global com alguns cuidados para se proteger da Covid-19.

Nesse sentido, uma das principais maneiras ainda é higienizar bem as mãos com água e sabão ou com álcool gel 70%. Sabe-se que o vírus possui uma cápsula de gordura protetora, e a limpeza com estes produtos retiram essa cápsula, matando o vírus.

Em meio à pandemia do Coronavírus, o isolamento social se mostrou a ferramenta mais eficaz para o combate à transmissão dessa doença.

Mas sem a possibilidade de sair de casa por tempo indeterminado como ficam as pessoas que optaram por um tratamento de Reprodução Assistida?

É importante entender que o processo de cada tratamento exige um tempo de preparação antes do início da estimulação ovariana, e que essa preparação pode ser feita mesmo no isolamento, com o acompanhamento de especialistas, para que, quando esse período passar, você possa iniciar o seu tratamento conosco o mais rápido possível.

Fonte: Nilo Frantz Medicina Reprodutiva

Material Genético: O Que é, Funções e Importância na Reprodução Assistida

02 de janeiro de 2024

O material genético é parte fundamental na formação dos indivíduos. Nesse sentido, ele determina nossas características e atua na hereditariedade que é transmitida às gerações. Mas afinal, o que é material genético? Como ele...
Veja mais...

Ultrassonografia Testicular: Entenda o Procedimento e sua Importância

19 de dezembro de 2023

Você já ouviu falar em ultrassonografia testicular? Conhece alguém que já fez? Esse exame de imagem é um grande aliado no que se refere a possíveis problemas no aparelho reprodutor masculino. Isto porque ele ajuda no diagnóstico de...
Veja mais...

Ácido Fólico: entenda o seu papel na reprodução assistida

06 de novembro de 2023

Você já ouviu falar em ácido fólico? Essa vitamina é importante para diferentes aspectos do organismo humano, mas ganha ainda mais destaque para as mulheres em idade fértil que desejam engravidar. Isto porque o ácido fólico atua...
Veja mais...

Aborto Espontâneo: causas, sinais e como proceder

09 de outubro de 2023

Sofrer aborto espontâneo é sempre um medo de todas as mulheres que engravidam, afinal, é a interrupção de um grande sonho. Mas é importante saber que o aborto é algo mais comum do que se pensa e não significa que a mulher não...
Veja mais...

Criptorquidia: Entenda o que é, Causas e Tratamentos Disponíveis

28 de setembro de 2023

Você já ouviu falar em criptorquidia? Em grego “cripto”quer dizer escondido e “orquis” é testículo. Desta forma, a criptorquidia se refere a “testículo escondido”, um quadro que pode acometer os bebês meninos,...
Veja mais...

Testosterona feminina: qual sua relação com a gravidez?

06 de junho de 2023

Você sabia que o corpo da mulher tem testosterona? Sim, apesar de ser conhecido como o hormônio masculino, a testosterona também está presente no organismo da mulher, mas em pequena quantidade. Nesse sentido, como todos os...
Veja mais...

Alterações Genéticas e Fertilização In Vitro: qual a relação?

22 de maio de 2023

Você já ouviu falar em alterações genéticas? Sabe a importância deste tema para quem está planejando uma gravidez? Essas alterações afetam o DNA e podem causar diferentes doenças genéticas hereditárias, que...
Veja mais...

O que é Maturação In Vitro de óvulos?

27 de maro de 2023

O que é Maturação In Vitro de óvulos? A Maturação In Vitro de óvulos ou IVM (sigla em inglês para in vitro maturation) é uma técnica similar a Fertilização In Vitro, em que os óvulos são coletados sem estimulação...
Veja mais...

O que são ovários policísticos?

27 de maro de 2023

O que são ovários policísticos? Os ovários policísticos se caracterizam por apresentar muitos folículos que estão envolvidos por um líquido, formando pequenos cistos nos ovários. Desta forma, a mulher pode ter o ovário com...
Veja mais...

Quais as chances da FIV dar certo com um embrião?

27 de maro de 2023

Quais as chances da FIV dar certo com um embrião? É possível engravidar com apenas 1 embrião? Sim, é possível engravidar com apenas um embrião e essa tem sido uma escolha cada vez mais frequente nas técnicas de...
Veja mais...

O que é baixa reserva ovariana?

27 de maro de 2023

O que é baixa reserva ovariana? Ao contrário dos homens, que produzem os espermatozoides durante sua vida reprodutiva, as mulheres já nascem com uma reserva ovariana determinada. Nesse sentido, todos os óvulos que a mulher...
Veja mais...

Testículo retrátil causa infertilidade?

20 de janeiro de 2023

Muita gente pergunta se testículo retrátil causa infertilidade. Pois esta condição, que normalmente acontece na infância, não traz muitas complicações ao homem. No entanto, se ela não for acompanhada ou tratada pelo médico...
Veja mais...

Gravidez tardia

20 de janeiro de 2023

A gravidez tardia já é uma realidade no Brasil e em todo o mundo. Afinal, as mulheres estão postergando a gestação para priorizar outros projetos como a carreira profissional ou até mesmo para esperar por um relacionamento mais...
Veja mais...

O que é congelamento de sêmen?

24 de novembro de 2022

O que é congelamento de sêmen? O congelamento de sêmen é um procedimento que tem como objetivo preservar a fertilidade masculina. Nesse sentido, o sêmen (obtido por meio de masturbação ou por punção do epidídimo ou testicular)...
Veja mais...

Menstruação ou sangramento de nidação: quando vale fazer um teste de gravidez?

11 de maio de 2021

Se um dos seus sonhos é ser mãe, preste atenção no seu ciclo menstrual. Uma determinada alteração nele pode indicar que o desejo está próximo de se realizar. Essa alteração é o sangramento de nidação. Ele não ocorre em todas...
Veja mais...

Doenças genéticas: saiba tudo sobre o assunto

23 de abril de 2021

Você já ouviu falar em doenças genéticas? Pois saiba que muito além da cor dos olhos, da pele ou de outra característica física (fenotípica) de nossos familiares, também carregamos a herança genotípica de nossos pais e...
Veja mais...

Exames pré-gestacionais: quais são os exames que a mulher deve fazer e quando devem ser realizados.

18 de setembro de 2020

Os exames pré-gestacionais são realizados para avaliar a condição física da mulher antes da gravidez, para verificar se ela está saudável e preparada para passar por tantas transformações, além de identificar possíveis disfunções...
Veja mais...

Fim da dúvida: ovário policístico tem cura?

24 de junho de 2020

A Síndrome dos Ovários Policísticos, ou SOP, é uma das principais causas da infertilidade feminina. A doença consiste em um desequilíbrio hormonal na mulher, podendo alterar o ciclo menstrual, causar problemas de pele e ocasionar...
Veja mais...